top of page

Peixe Palhaço

Origem 

 

O Peixe Palhaço habita os corais de recifes do Indo-Pacífico. Vive em simbiose com anémonas que devem também estar presentes no aquário. Existe um período de adaptação do peixe à anémona, visto que a imunidade em relação às picadas é adquirida. O peixe ao aproximar-se da anémona nada apenas à volta dela roçando o ventre e as barbatanas de forma a habituar-se ao veneno. Passados em média 30 minutos já pode avançar completamente sobre a anémona.
Vive em média 6 a 10 anos.
Esta espécie vive em grupos, em que uma fêmea é dominante. Os Peixes Palhaços são inicialmente machos, até que o indivíduo de maior porte se tona fêmea. A fêmea acasala apenas com os machos maiores. Se a fêmea morrer, o peixe macho de maior porte troca de sexo.

 

Aparência

 

O Peixe Palhaço é cor-de-laranja com três barras brancas - uma na zona da cabeça, outra no corpo e outra na barbatana caudal e riscas pretas a separar essas duas cores. Há uma variedade mais escura, quase preta, que embora rara no habitat natural, começa a ganhar popularidade como animal de aquário.

 

Aquário

 

O Peixe Palhaço é um peixe de água salgada. Não é por isso recomendado para principiantes. É contudo um peixe resistente e dos mais fáceis de manter entre os peixes de água salgada, sobretudo os exemplares já criados em cativeiro.
O Peixe Palhaço é um animal calmo que vive numa anémona e protege-a de outros peixes. As espécies de anémonas que habita são: Heteractis magnifica, Stichodactyla gigantean e Stichodactyla mertensii.
A temperatura da água deve estar entre os 22ºC e os 26ºC; o PH entre os 8,1 e os 8,4; a dureza da água entre os 8 e os 12 dKH e a salinidade entre 1,020 e 1,025.


 

 

 

 

 

 

 

 

  • Wix Facebook page

© 2023 por Loja para Animais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page